Facilmente encontramos shakes emagrecedores vendidos livremente em farmácias e que prometem eliminar peso de forma rápida. Esses produtos são normalmente utilizados como substitutos de refeições, reduzindo a quantidade de calorias ingeridas, e fornecendo nutrientes essenciais como vitaminas e minerais.
Segundo o médico Dr. Max Xavier Rego, “Embora a ingestão desses shakes possa auxiliar no processo de emagrecimento, é preciso atenção. Apesar do apelo saudável, alguns produtos podem conter grandes quantidades de açúcar para melhorar a sua palatabilidade.”
Ou ainda, com o intuito de parecerem light, substituem o açúcar por adoçantes artificiais, que podem ser igualmente prejudiciais à saúde. Sem contar a presença de corantes e outros aditivos artificiais que podem causar alergias e estimular a inflamação sistêmica.
Por fim, a promessa de conter todas as vitaminas e minerais essenciais nem sempre é verdadeira. “Se quer emagrecer de forma saudável, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas, e sempre procurar orientação de um especialista”, conclui o médico Dr. Max Xavier Rego.