Longevidade é uma questão de equilíbrio hormonal

Os hormônios são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo; porém, com o processo de envelhecimento, os níveis hormonais diminuem progressivamente. A redução hormonal ocasiona a queda do rendimento físico e intelectual, alteração do humor, alteração da qualidade do sono e, por fim, reduz a longevidade.

O processo de redução dos níveis hormonais começa entre os 25 e os 30 anos de idade, podendo ocorrer de forma mais rápida ou lenta, a depender dos fatores genéticos (que nascem com a pessoa) e ambientais (estilo de vida e doenças). Uma dieta equilibrada com regularidade de horários e diversidade de nutrientes, em conjunto com a prática regular de atividades físicas, ajuda a regular a produção hormonal e, consequentemente, contribui para a longevidade. Noites com sono de qualidade e uma vida com menos estresse também são essenciais para este propósito. O segredo da longevidade é adotar um estilo de vida saudável!

Os tratamentos hormonais também podem ser uma alternativa em alguns casos, principalmente para as mulheres após a menopausa e para os homens após a andropausa, momentos nos quais a produção de hormônios sexuais reduz drasticamente.

Por: Dra. Geaorgia Antunes – Endocrinologista

COMPARTILHE