Qual a diferença entre a psicologia e a psiquiatria?

Essa é uma pergunta que ouço bastante no consultório! Então vamos esclarecer!

A psiquiatria é uma especialidade médica, que trabalha com a parte orgânica do comportamento e dos transtornos mentais. O psiquiatra tem uma visão biológica do ser humano, do funcionamento do cérebro, do sistema nervoso e suas funções. A atribuição do psiquiatra antes de tudo é tentar entender, se o problema do paciente é em relação à sua resiliência, na sua dificuldade em lidar com problemas ou alterações dos neurotransmissores (ou os dois). Se for um problema de saúde que exija tratamento médico (como depressão, esquizofrenia, pânico, ansiedade, insônia …) na maioria das vezes procura-se uma saída medicamentosa acompanhada de um tratamento psicológico. Lembrando que somente o psiquiatra pode prescrever medicamentos.

Se o problema for comportamental encaminha-se para um psicólogo que trabalha com a parte dinâmica, ou seja, a maneira que o paciente lida com a vida, como ele significa suas experiências e interage com o mundo ao seu redor e irá ajudar o paciente a lidar melhor com as adversidades, a posicionar-se de uma maneira diferente diante dos problemas.

Então, quando notar alterações de funcionamento (sono, apetite, regulação das emoções) é importante procurar um médico psiquiatra.

As duas profissões trabalham com a mente humana, estão relacionadas a saúde mental e podem trabalhar em conjunto para restabelecer o bem-estar do paciente.

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE