Dor nas costas: quem nunca?

Apesar de muito frequente, sentir dor nas costas de forma crônica (acima de 90 dias) ou diária não é normal. Dentre as diversas causas de dor lombar, a ESPONDILITE ANQUILOSANTE (EA) se destaca pela falta de divulgação e pelo diagnóstico tardio.

A EA é um tipo de reumatismo de natureza inflamatória que afeta com maior frequência homens jovens, abaixo dos 45 anos. A doença geralmente começa com sintomas insidiosos de dor lombar crônica e diária, sendo pior pela manhã ao levantar e geralmente acompanhada de rigidez matinal (sensação de acordar duro, travado) que melhoram com o movimento e pioram com o repouso (ficar sentado ou em pé parado, por exemplo). Além da dor lombar, outros sintomas podem aparecer como artrite das articulações periféricas (inflamação de joelhos, tornozelos…), uveíte (inflamação ocular), colite (dor abdominal ou diarreia crônicas) e inflamação nos tendões (tendão Aquileu ou outros).

O DIAGNÓSTICO de EA é baseado nos dados clínicos do paciente (descrição dos sintomas) associado a exames de sangue (pesquisa de predisposição genética e níveis de inflamação) e exames de imagem (raio-x ou ressonância). Uma vez diagnosticada a EA, há tratamento disponível, tanto na rede privada quanto na rede pública, que visa o controle do processo inflamatório (com posterior redução da dor) e normalização dos sintomas. O tratamento é importante, pois a doença é potencialmente deformante, podendo causar limitação e até mesmo redução permanente dos movimentos da coluna e das articulações.

Atualmente o maior DESAFIO ao diagnóstico é o pensamento de “dor nas costas é normal, todo mundo tem”. Isso leva, frequentemente, a um atraso na procura pelo atendimento médico por parte dos indivíduos afetados, que acabam se automedicando por muitos anos antes de descobrirem a real causa da sua dor.

Então, se você tem dor nas costas lembre-se: ter dor nas costas não é normal!  Cuidado! Você pode ter Espondilite Anquilosante !!

Procure atendimento médico!

Artigo escrito por: Dra. Fernanda Manente Milanez.

Médica Reumatologista. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo – USP.

CRM-SC 16.281 / RQE 8.181

COMPARTILHE