O trauma facial ou traumatismo buco maxilo facial é descrito como qualquer ferimento que ocorre na face, podendo afetar, ao mesmo tempo a pele, gordura, músculos, nervos e ossos e, nos casos mais graves, pode afetar o cérebro (TCE) e coluna cervical. O trauma na face pode provocar perda de sensibilidade na pele, cicatrizes anti-estéticas, lesões oculares (visão), dificuldade respiratória e mastigatória, paralisia facial e perdas dentárias.
A principal causa de trauma facial são acidentes de veículo, mas isto atualmente tem sido substituído por violência interpessoal. Outras causas de trauma facial incluem quedas, acidente de trabalho e lesões esportivas.
O profissional especializado para tratar tais lesões é o Cirurgião Buco Maxilo Facial, que muitas vezes é solicitado para agir em salas de emergências, e posteriormente no tratamento definitivo deste casos.
O cirurgião irá tentar reparar a grande variedade de injúrias que se estabelecem na boca, na face, e nos maxilares.
Entre os sintomas das fraturas faciais estão a dor, parestesia (adormecimento), dos lábios, da língua, do nariz, sangramentos, dificuldade em movimentar a boca.
O diagnóstico é feito através do exame clinico e de imagem como: as radiografias, tomografias (TC) , avaliação neurológica e exames complementares..
O principal objetivo do tratamento das fraturas faciais é o alinhamento da estrutura óssea que necessitam ser mantidos em posição até atingir a calcificação/estabilização.
O tempo de tratamento depende da idade do paciente, tipo de fratura e principalmente a gravidade da fratura.
Dr.Eron José Baroni CRO 3797
Especialista e Mestre em CTBMF
Professor de CTBMF na UNESC
Membro do Corpo Clinico dos hospitais: São José, São João e Unimed