Como saber se estou com sintomas de ansiedade?

De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem aqueles que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas.

Assim, medo é a resposta emocional à ameaça iminente real ou percebida, enquanto ansiedade é a antecipação de ameaça futura. O medo é com mais frequência associado a períodos de excitabilidade aumentada, necessária para luta ou fuga, pensamentos de perigo imediato e comportamentos direcionados a escapar de alguma situação. Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade normais, adaptativos,  por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento. Quais são os sintomas de ansiedade? Conheça os principais:

  1. Enxergar perigo em tudo;
  2. Apetite desregulado;
  3. Alterações de sono;
  4. Tensão Muscular;
  5. Medo de falar em público;
  6. Preocupações em excesso;
  7. Ficar sempre próximo de ataques de nervos;
  8. Medos irracionais;
  9. Inquietação constante;
  10. Sintomas físicos;
  11. Pensamentos obsessivos;
  12. Perfeccionismo;

Controlar a ansiedade pode parecer um desafio, mas hoje contamos com técnicas e estratégias que auxiliam nesse processo de mudanças. A busca por atendimento especializado em terapia, a prática de mindfulness, atenção plena,  (temos um artigo aqui no blog que fala sobre isso), a prática de atividades físicas regularmente e uma boa alimentação podem ser práticas para lidar de uma melhor maneira com os sintomas e a causa da ansiedade.

COMPARTILHE