O aumento do fluxo sanguíneo nas artérias do pênis é o responsável pela ereção. Dessa forma, as artérias penianas precisam estar em perfeito funcionamento para que o sangue alcance o órgão com facilidade e na quantidade necessária para iniciar e manter a ereção. Para que isso ocorra corretamente, uma estrutura do vaso chamado endotélio, passa a ter uma enorme importância.
O endotélio é uma fina camada de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos e produz diversas substâncias que estão diretamente ligadas ao equilíbrio entre dilatação e contração dos vasos, não apenas do pênis, mas de todo o organismo.
Nos pacientes com pressão alta, ocorre uma grave disfunção do endotélio, com um desequilíbrio entre a dilatação e a contração dos vasos sanguíneos, causando um enrijecimento dos vasos penianos, o que dificulta o funcionamento normal do órgão.
Quem deseja manter uma vida sexual saudável deve se preocupar não só com a hipertensão arterial, mas também aos fatores de risco que danificam os vasos sanguíneos, como diabetes, problemas com colesterol, sedentarismo, obesidade e tabagismo.
A melhor forma de impedir uma disfunção erétil que não tem origem neurológica ou psicológica é tratar ou prevenir corretamente os fatores de risco, utilizando o remédio indicado pelo médico e buscando um estilo de vida saudável. Ainda assim, o paciente hipertenso mesmo em controle com o uso de medicamentos, deve estar atento, pois alguns anti-hipertensivos também podem interferir na ereção.
Caso você faz uso e observa situações de impotência sexual, informe seu médico, pois existem diversas drogas no mercado e uma simples substituição pode resolver o problema.