O que você tem feito para viver mais?

Existe uma tribo onde ninguém morre de infarto. “Os índios tsimanes têm a melhor saúde vascular dos povos estudados até agora. As artérias de um ancião de 80 anos desse povo indígena da Amazônia boliviana estão em igual ou melhor estado que as de um norte-americano de meia idade. Segundo o estudo, isso faz com que raramente tenham doenças cardiovasculares.

Na última década, somente um tsimane teria morrido de infarto, e já em uma idade muito avançada. Os autores da pesquisa relacionam essa saúde de ferro com o estilo de vida dos tsimanes, ainda baseado na coleta, na caça e na pesca de subsistência.

O estudo, publicado na revista The Lancet, comprovou que a quantidade de cálcio acumulada nas artérias principais dos tsimanes com mais de 40 anos é até cinco vezes menor que a calcificação detectada em pessoas ocidentais da mesma idade. Mais especificamente, dos 705 adultos examinados, 85% não tinham rastro de calcificação arterial. Outros 13% tinham baixas concentrações de cálcio e em apenas 3% dos estudados se constatou um risco de leve a moderado de terem problemas coronários no futuro.”

Não precisamos levar uma vida de índio, mas fortalecer nossa saúde significa comer melhor e não parar de se movimentar. O que você tem feito para viver mais?

Reportagem completa disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/17/ciencia/1489739772_713059.html?outputType=amp

Por: Dr. Christian Dal Pont – Cardiologista

COMPARTILHE