3 estratégias para lidar com o medo e a ansiedade em tempos de Coronavírus

Lidar com pensamentos de origem ansiosa tem sido um grande desafio para a grande maioria das pessoas em tempos de Coronavírus.

Pessoas que antes já sofriam de ansiedade e dificuldades similares têm sido especialmente afetadas nos dias de hoje. A seguir, trouxe uma lista com 3 estratégias práticas que podem te auxiliar a lidar com os sintomas de ansiedade e medo nesses tempos de pandemia.

1- Praticar a resiliência:

A mente humana é uma das melhores para se preparar para o pior. Vivemos sempre preparados para que o lado ruim prevaleça, que o mal vença, que nada termine bem. Pesquisas apontam que a grande maioria das pessoas tendem a superestimar o quanto serão afetadas por situações negativas. Torna-se super importante lembrar que o poder de readaptação é inerente ao ser humano. Somos muito mais resilientes do que podemos imaginar. Busque fazer a prática de manter-se rodeado por bons pensamentos.

2- Fortalecer o cuidado pessoal:

Durante esse tempo de pandemia e dessas fases de isolamento que costumam, ligeiramente, desencadear sintomas ansiolíticos, se torna uma tarefa importante,  lembrar das estratégias de prevenção e redução de ansiedade testadas e comprovadas. Tenha noites de sono com uma carga horária suficiente para o seu corpo, exercite-se diariamente, experimente práticas de meditação (hoje existem aplicativos gratuitos que auxiliam nisso), busque apreciar tempos de qualidade em meio a natureza e empregue técnicas de relaxamento quando perceber que está mais estressado e angustiado que o normal.

3- Buscar ajuda profissional:

Pessoas mais vulneráveis à ansiedade e aos distúrbios relacionados podem achar a epidemia do coronavírus particularmente avassaladora. Consequentemente, essas mesmas pessoas podem acabar experimentando sintomas de ansiedade que, por sua vez, podem interferir em seu trabalho, nos relacionamentos íntimos, na vida social e no cuidado da família e/ou pessoal.

Se isso se aplica a você, procure ajuda profissional. Embora você possa se sentir desamparado durante esse período estressante, seguir essas estratégias pode ajudar a impedir que a ansiedade se torne um problema por si só e a permitir que você atravesse a pandemia de maneira um pouco mais leve.

COMPARTILHE