A Coluna Vertebral e suas curvas

É bem comum no primeiro contato com os pacientes, o questionamento sobre se é normal ter curvas. Muitas vezes já ouvi a afirmação de que a coluna precisa ser reta. Por isso escolhi esse tema para escrever.

No seu sentido amplo, a coluna vertebral é o eixo do corpo, com a função de suportar o tronco, e deve conciliar dois mecânicos contraditórios: a rigidez e a flexibilidade. Além essas funções a coluna vertebral desempenha um papel protetor do eixo nervoso, a medula espinhal.

Nossa coluna vertebral normalmente deve apresentar 4 curvas quando vista de lado. E olhando de costas ou de frete, esperasse que esteja retilínea. Apenas desse ponto de vista. Essas curvas na vista lateral são: 2 lordoses, cervical e lombar, e 2 cifoses, torácica e sacral.

As curvas da coluna se adaptações e se consolidando durante todo o processo de crescimento. Por exemplo a curva lombar, quando nascemos a curva lomba é para fora. E permanece desta forma até aproximadamente os 13 meses, quando seu aspecto se torna retificado. A lordose começa a aparecer a partir dos 3 anos de idade, se consolida próximo aos 8 anos e tornasse definitiva entorno dos 10 anos.

Todo este processo adaptativo acontece devido a resposta muscular para manter o corpo de pé, contra a gravidade. A presença das curvas faz a resistência da coluna ser 10 vezes maior quando comparada com uma coluna completamente retificada.

Então, sim é importante e saudável termos curvas na coluna vertebral, quando falamos na vista lateral. Quando há presença de curvas quando olhamos de costas, provavelmente se trata de uma escoliose. Uma alteração postural que merece um texto exclusivo.

Espero que essas informações tenham ajudado você!



KAPANDJI, T. A. Fisiologia articular esquemas comentados de mecânica humana. 4 ed. São Paulo: Ed. Manole, 1980. 3 v.

Por: Mariana Pagani – Fisioterapeuta / Terapeuta Reichiana

COMPARTILHE