A importância do Nutricionista na Doença Renal Crônica

O acompanhamento nutricional para os pacientes renais é fundamental pois a mudança de seus hábitos alimentares irá evitar a evolução da doença e suas complicações que podem ser irreversíveis.

          A doença renal crônica se não for controlada pode gerar a perda progressiva do funcionamento dos rins e até a necessidade de realização de diálise. Todo paciente que apresenta taxa de filtração glomerular menor de 60 ml/minuto deve fazer acompanhamento com um nutricionista clínico.

         O paciente renal pode necessitar de controle de qualidade e quantidade de ingestão proteíca, com restrição parcial de alguns alimentos ricos em fósforo e potássio.

         A quantidade de proteína adequada para este paciente deve ser prescrita de acordo com o seu diagnóstico e o estágio em que a doença se encontra.

        A nutrição adequada tem papel fundamental no tratamento destes pacientes e há evidências que:

– Retarda a progressão da doença. O controle da proteína ingerida reduz a perda proteíca pela urina (proteinúria);

-Diminui os sintomas e o risco de o paciente necessitar de diálise.

         As mudanças dietéticas mais comuns em pacientes renais em consultório são:

– Redução proteíca para 0,6 á 0,8 gr/kg/dia dependendo do estágio da doença;

– Redução do consumo de sódio para 4gr/dia;

– Redução de alimentos fonte de potássio e fósforo em determinados casos;

– Redução de alimentos fonte de cálcio em estágios mais avançados (III e IV).

          O nutricionista clínico irá, de acordo com o estágio da doença renal, respeitar as proporções de cada substância e compreender como elas afetam o nosso funcionamento renal. Só ele irá calcular um plano alimentar individualizado de acordo com a sua necessidade visando a manutenção da sua saúde renal.

         Alimentação é saúde! Procure um nutricionista e descubra um mundo de possibilidades e sabores que podem compor sua rotina alimentar e proteger sua saúde renal.

Por: Scheila Bortoluzzi – Nutricionista

COMPARTILHE