A Importância do Trabalho em Conjunto do Profissional Ortodontista e Cirurgião Buco Maxilo Facial no Preparo e Tratamento de Pacientes com Deformidades Dento-Faciais (Cirurgia Ortognática)

A Ortodontia e a Cirurgia Buco Maxilo Facial, são especialidades odontológicas que tratam das deformidades dento-faciais, proporcionando a correção da oclusão, melhora funcional, respiratória e fonética, geram benefícios funcionais e harmonizam a face.

Pacientes com deformidades óssea/dentárias (classe III, classe II de Angle, sorrisos gengivais esqueléticos entre outros) constituem um desafio para o ortodontista e para o cirurgião maxilo-facial, pois além da obtenção de uma boa oclusão é necessário restabelecer a proporcionalidade e harmonia da face.

Dentro deste contexto é possível destacar que nestas situações o profissional Ortodontista deve estabelecer o plano de tratamento em quatro fases, a pré-cirúrgica, a trans-cirúrgica, a pós-cirúrgica e a fase de contenção. Dentro da fase pré-cirúrgica está o passo mais importante que o profissional deve estar ciente, é o Preparo Ortodôntico propriamente dito, onde a comunicação do Ortodontista com o cirurgião Buco-Maxilo-Facial se inicia com a primeira consulta. Após o diagnóstico todo plano de tratamento deve ser estabelecido e discutido de maneira conjunta entre os profissionais. Nesta fase o Ortodontista deve “descompensar” todas as posições incorretas dos dentes e tratar cada maxilar de maneira independente, deixando cada dente dentro de sua base óssea e obter o paralelismo dentário entre as raízes e coroas, além da correção de giroversões e de inclinações dentárias. Somente após tais procedimentos é feita uma moldagem de ambas as arcadas e, ao colocar os modelos em Chave de Oclusão, com as linhas médias coincidentes e não houver nenhuma interferência esta fase está concluída e o paciente encaminhado para o ato cirúrgico.

O tratamento ortodôntico-cirúrgico convencional para correções de deformidades dento-faciais apresenta um elevado tempo de preparo ortodôntico do paciente, uma média de dois anos, que, por vezes, ocasiona uma piora temporária em sua aparência. Isso fundamentou o desenvolvimento de uma nova técnica de tratamento que se destina a solucionar essas dificuldades, o protocolo denominado Benefício Antecipado, apesar de ambas as técnicas – a tradicional e a de Benefício Antecipado – propiciarem excelentes resultados tanto funcionais quanto estéticos, o novo protocolo permite alcançar melhoras significativas logo ao início do tratamento, deixando para terminar de corrigir os demais defeitos dentários após a cirurgia ortognática. Isso é vantajoso, em especial para os pacientes.

Por: Dr.Eron José Baroni  CRO 3797

Cir. Buco Maxilo Facial

Membro da Clinica Baroni

COMPARTILHE