A influência das telas para o desenvolvimento das crianças

            Crianças têm tido acesso frequente aos equipamentos de telefones celulares e smartphones, notebooks que são usados pelos pais, irmãos ou família, em casa ou mesmo em quaisquer outros lugares como restaurantes, shoppings, carros e passeios,  sempre com o objetivo de fazer com que a criança se acalme.

            Dados apontam que esse acesso às telas tem sido cada vez mais precoce, com significativa parcela das crianças entrando em contato antes dos 4 meses de idade podendo levar a  consequências negativas para o desenvolvimento neurológico, sobretudo da linguagem. Estudos mostram que crianças que são expostas a telas antes dos 2 anos de idade e por um tempo maior que 2 horas por dia tem um risco 6 vezes maior de apresentar um quadro de atraso no desenvolvimento da linguagem, e, se ela for frequentemente exposta a telas sozinha, sem a companhia ou estímulos de um cuidador, esse risco é ainda maior.

            As consequências negativas do uso excessivo de telas podem ainda se estender para as outras etapas do desenvolvimento.  O uso excessivo das telas estaria relacionado a queixas cada vez mais frequentes de dificuldades no sono, obesidade e sedentarismo, transtornos comportamentais e neuropsiquiátricos, isso tudo sem falar no risco da exposição a conteúdos impróprios para cada faixa etária.

            Assim, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou uma série de recomendações com o objetivo de se ter  uma relação mais saudável com as telas.

  • Evitar a exposição de crianças menores de 2 anos às telas, sem necessidade (nem passivamente!)
  • Crianças com idades entre 2 e 5 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora/dia, sempre com supervisão de pais/cuidadores/ responsáveis.
  • Crianças com idades entre 6 e 10 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1-2 horas/dia, sempre com supervisão de pais/responsáveis.
  • Adolescentes com idades entre 11 e 18 anos, limitar o tempo de telas e jogos de videogames a 2-3 horas/dia, e nunca deixar passar a noite inteira jogando.
  • Não permitir que as crianças e adolescentes fiquem isolados nos quartos com televisão, computador, tablet, celular, smartphones ou com uso de webcam; permitir o uso apenas nos locais comuns da casa.
  • Para todas as idades: evitar o uso de telas durante as refeições e desconectar 1-2 horas antes de dormir.
  • Nunca postar fotos de crianças e adolescentes em redes sociais públicas, por quaisquer motivos. Encontros com desconhecidos online ou off-line devem ser evitados, saber com quem e onde seu filho está, e o que está jogando ou sobre conteúdos de risco transmitidos (mensagens, vídeos ou webcam), é responsabilidade legal dos pais/cuidadores.
  • Criar regras saudáveis para o uso de equipamentos e aplicativos digitais, além das regras de segurança, senhas e filtros apropriados para toda família, incluindo momentos de desconexão e mais convivência familiar.

Fonte: Manual de Orientação do Grupo de Trabalho em Saúde na Era Digital (Sociedade Brasileira de Pediatria).

Por: Dr. Jaime Lin – Neuropediatra

COMPARTILHE