Armadilhas da dependência emocional

Ano passado, no dia dos namorados, eu fiz vídeos falando sobre relacionamento abusivo. Esse ano, eu também escolhi um tema relacionado à namoro: a dependência emocional.

É comum nós encontrarmos as seguintes frases nas redes sociais: “Eu não sei o que seria da minha vida sem você”, “Você é tudo para mim”, Você é a minha vida”, e por aí vai.

Mas nós precisamos tomar um pouco de cuidado com essa intensidade. São frases fortes, não é mesmo? Não que você não deva se permitir sentir. Se apaixonar é muito bom e faz bem para a vida! Porém, antes de você conhecer o seu parceiro/a, você era alguém, sozinho, fazia coisas sozinho, vivia sozinho.

Abrir mão de tudo o que você era antes de conhecer essa pessoa, pode ter um certo custo e você pode acabar ficando dependente da relação, o que não é legal.

Recebo no consultório muitas pessoas que não conseguem ficar sozinhas, acabam terminando um relacionamento e logo entrando em outro e quando estão só, ficam tristes e deprimidas.

Respeite os seus gostos, e conheça os seus limites, aprenda a gostar de você, antes de gostar de alguém. Isso fará com que você tenha um relacionamento mais saudável.

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE