Cirurgia de Pequenos Lábios – Ninfoplastia

Ninfoplastia é um procedimento ainda pouco conhecido. É realizado para diminuição dos pequenos lábios vaginais. Essa cirurgia visa devolver a autoestima às pacientes.

A ninfoplastia é uma cirurgia estética realizada na genitália externa feminina com objetivo de diminuir o tamanho, corrigir assimetrias ou frouxidões presentes nos pequenos lábios. Apesar de ser considerada uma cirurgia estética, algumas vezes tem por objetivo corrigir problemas funcionais, como por exemplo, pacientes com pequenos lábios muito volumosos podem sentir dor na relação sexual, incômodo ao usar roupas muito apertadas ou na prática de atividade física, além de constrangimentos que podem desencadear problemas psicológicos e afetar a vida sexual da paciente.  Como moramos em regiões de praias, o uso de roupas de banho/biquínis é frequente e por vezes pode mostrar abaulamento na região íntima da mulher causando desconforto.

Ela é indicada principalmente nos casos de hipertrofia dos pequenos lábios quando estes são muito avantajados, ou nos casos de assimetrias, quando os pequenos lábios possuem tamanhos diferentes. Esta cirurgia é relativamente rápida, durando cerca de no máximo 1 hora e geralmente a mulher vai embora do hospital no mesmo dia. O pós operatório costuma ser muito tranquilo, levemente desconfortável e pouco doloroso. Os cuidados nos dias seguintes são poucos, necessitando apenas de higiene local. Retorno as atividades habituais ocorre em aproximadamente em 07 dias, com exceção a relação sexual e atividade esportiva que o retorno será em 30 dias.

Por: Dra. Luciana Nunes – Ginecologista e Obstetra

COMPARTILHE