Dicas em caso de engasgos em crianças

No último artigo falamos sobre aspiração de corpo estranho, os famosos engasgos, mas como evita-los? Abaixo algumas dicas:

  1. Cuidados com outros objetos comumente causadores de engasgos como balões, moedas, bolinha de gude, botões, tampas de caneta, peças pequenos de brinquedos.
  2. Sempre fique de olho na alimentação de crianças pequenas, nunca as deixe comendo sozinhas.
  3. Fique muito atento sempre que a criança estiver comendo milho, ervilha, feijão ou amendoim, que são os alimentos que mais causam engasgos.
  4. Evite que as crianças corram e brinquem durante a alimentação.
  5. Evite que a criança coma ou beba deitada.
  6. Cuidado com os irmãos mais velhos. Muitas vezes são eles os “provedores” de objetos menores, inadequados para o pequeno.

Mas e se acontecer o engasgo mesmo com esses cuidados, o que fazer?

Primeiramente devemos avaliar o grau de obstrução:

– Caso a criança emita sons, choro ou tosse, a obstrução é parcial, e devemos levar a criança para o hospital.

– Caso a criança não consiga emitir sons, tossir, chorar ou fique roxa, é necessário intervenção imediata antes mesmo de levar ao hospital. E como fazer?

  1. Coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza. 
  2. Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.
  3. Caso não melhore, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.
  4. Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabeça deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.

Já em crianças maiores, posicione-se por trás da vítima, circunde-a com seus braços e faça compressões abdominais sucessivas, direcionadas para cima, até desobstruir as vias aéreas. A manobra de Heimlich é igualmente ao feito em adultos. Fique atento e muito cuidado.

Por: Dr. Gustavo de Oliveira Bernardo – Pneumopediatra

COMPARTILHE