No último artigo falamos sobre aspiração de corpo estranho, os famosos engasgos, mas como evita-los? Abaixo algumas dicas:
- Cuidados com outros objetos comumente causadores de engasgos como balões, moedas, bolinha de gude, botões, tampas de caneta, peças pequenos de brinquedos.
- Sempre fique de olho na alimentação de crianças pequenas, nunca as deixe comendo sozinhas.
- Fique muito atento sempre que a criança estiver comendo milho, ervilha, feijão ou amendoim, que são os alimentos que mais causam engasgos.
- Evite que as crianças corram e brinquem durante a alimentação.
- Evite que a criança coma ou beba deitada.
- Cuidado com os irmãos mais velhos. Muitas vezes são eles os “provedores” de objetos menores, inadequados para o pequeno.
Mas e se acontecer o engasgo mesmo com esses cuidados, o que fazer?
Primeiramente devemos avaliar o grau de obstrução:
– Caso a criança emita sons, choro ou tosse, a obstrução é parcial, e devemos levar a criança para o hospital.
– Caso a criança não consiga emitir sons, tossir, chorar ou fique roxa, é necessário intervenção imediata antes mesmo de levar ao hospital. E como fazer?
- Coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.
- Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.
- Caso não melhore, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.
- Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabeça deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.
Já em crianças maiores, posicione-se por trás da vítima, circunde-a com seus braços e faça compressões abdominais sucessivas, direcionadas para cima, até desobstruir as vias aéreas. A manobra de Heimlich é igualmente ao feito em adultos. Fique atento e muito cuidado.