Você sabia que a dieta mediterrânea pode proteger a saúde do seu coração?
Um extenso estudo feito na Espanha ao longo de cinco anos em que envolveu quase 7500 pessoas, comprovou que este padrão alimentar reduz em aproximadamente 30% o risco de infartos e doenças do coração.
Mas como adaptar este padrão alimentar á sua rotina?
É importante sabermos que a dieta mediterrânea é baseada em alimentos característicos de alguns países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Mesmo não sendo típica da nossa região, este padrão alimentar pode ser sim adaptado á nossa rotina, já que muitos produtos presentes nesta dieta podem ser também encontrados aqui mesmo em nossa região.
O padrão alimentar mediterrâneo caracteriza-se por:
– Consumo diário de vegetais variados como frutas, legumes, verduras e raízes, principalmente consumidos in natura;
-Diversos grãos e sementes (cereais, leguminosas e oleaginosas);
-Consumo frequente de pescados;
-Abundância em óleo de oliva extra virgem;
-Moderadas quantidades semanais de vinho tinto;
-Baixo consumo de gorduras de origem animal e quantidade reduzida de carne vermelha.
Dessa forma percebe-se que a dieta mediterrânea é bastante diversificada, e contém grande variedade de nutrientes. É rica em gorduras “saudáveis”, alto teor de fibras, fonte de vitaminas e minerais, pobre em açúcar, priorizando o açúcar “natural” dos alimentos.
Neste padrão valoriza-se a chamada “comida de verdade”. Os alimentos industrializados e processados não estão incluídos neste estilo alimentar e a atividade física regular também deve estar presente.
O padrão alimentar mediterrâneo é reconhecido mundialmente pela combinação bem sucedida entre paladar saboroso e efeitos saudáveis ao organismo.
O nutricionista é o profissional capacitado e que pode te ajudar á incluir este padrão alimentar á sua rotina. Procure orientação nutricional e desfrute do sabor e benefícios que esta dieta pode lhe proporcionar.
SCHEILA BORTOLUZZI NUTRICIONISTA CRN 3278