Um estudo publicado pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular de Paris, constatou que a maioria das mortes causadas durante a atividade física ocorre naqueles que mantêm um estilo de vida sedentário e iniciam uma prática esportiva sem acompanhamento de um profissional capacitado, quando não há liberação médica, tampouco sem realizar a bateria de exames necessária para o início da atividade.
A pesquisa conclui ainda que, 90% destes eventos acometem adultos e praticantes de esportes recreativos, especialmente os atletas de final de semana. De acordo com as diretrizes do “Sudden Cardiac death in athletes: the Lausanne Recomendations”, publicadas no Jornal Europeu de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, a causa da morte súbita em indivíduos abaixo de 35 anos praticantes de esportes competitivos é em 90% dos casos cardiovascular — principalmente por cardiomiopatia hipertrófica — e os outros 10% incluem a asma ou outras doenças pulmonares, insolação, drogas — exemplo anabolizantes esteróides –, embolia cerebral etc.
A prática de exercício é fundamental, contudo, deve iniciar com esforços leves e, ao longo do tempo, com constância, ir adaptando o corpo a esforços mais intensos.