Fases e distúrbios do sono

Talvez você não saiba que existe, mas ao conhecer, consegue identificar os ciclos do seu sono.

Funciona como as marchas de um carro. As fases começam desde o momento em que a pessoa adormece e vão progredindo e tornando-se cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM (a última fase).

Vou explicar cada uma delas:
~ A primeira fase é chamada de latência do sono, é o estágio mais leve. Nessa fase é normal acordar com mais facilidade. Esse estágio dura, em média, 10 minutos.

~ Na segunda fase, continuamos em um sono leve, mas o corpo está mais relaxado que na primeira fase. Esse estágio dura cerca de 20 minutos e é nesse momento em que a frequência cardíaca começa a diminuir, assim como a temperatura corporal.

~ A terceira fase é o início da transição do sono leve para o profundo, em que o corpo fica totalmente relaxado e os estímulos externos não afetam tanto. Esta fase é muito importante para a reparação corporal, pois o corpo vai tentando recuperar de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.

~ A última fase, é o sono REM. Nesse momento que os sonhos acontecem. O sono REM é de extrema importância para a saúde, pois essa fase é caracterizada por uma intensa atividade cerebral. É quando produzimos diversos hormônios fundamentais para a nosso organismo e retemos novos aprendizados em nossa memória, por exemplo. Por isso, é essencial que o sono não seja interrompido até chegar nessa fase.

É também nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar.

Quando falamos de insônia, ela pode acontecer em fases diferentes do sono e para o tratamento ideal, essas fases também são analisadas.

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE