Gatilhos para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos de textão! 
Vou falar sobre um dos gatilhos para o desenvolvimento de transtornos mentais.

É muito comum o uso e abuso de substâncias estar relacionado à incidência de doenças psiquiátricas. A explicação mais simples é que as substâncias psicoativas atuam justamente na neurotransmissão do cérebro. Ou seja, todo nosso trabalho mental: pensamentos, sentimentos, ideias, comportamentos, são devido à presença de substâncias no cérebro que são chamados de neurotransmissores (como serotonina, adrenalina, noradrenalina, dopamina entre outros).

O aumento destas substâncias, pode produzir aceleração, euforia, insônia; e ao contrário a diminuição delas causa letargia, fadiga, depressão.

As substâncias psicoativas (drogas) agem justamente nesse mecanismo, e com os neurotransmissores alterados podemos ir de um estado de euforia e até um estado de psicose (ouvir vozes, ter alucinações) ou em polo contrário, de um simples estado de lentificação mental até a depressão profunda.

É importante analisar em cada caso a tendência ou pré-disposição à doença mental, o tempo de uso da substância, a quantidade de substância ingerida, a tolerância à substância química, e ainda a qualidade usada. Tudo se soma em prejuízo ao usuário de droga e alguns danos podem ser irreparáveis.
E além da parte psicológica, outras áreas do organismo podem ser afetadas. É MUITO importante procurar ajuda.

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE