Tudo sobre hérnia de disco: conheça os sintomas, causas e tratamentos
A hérnia de disco não é um problema raro. Existem inúmeras pessoas que sofrem com essa condição, principalmente as com mais idade. Para você ter uma ideia, 13% das consultas médicas envolvem dores na coluna. E, 70% da população brasileira com mais de 40 anos sofre com algum tipo de complicação nessa região.
Um cenário muito comum é vermos os pacientes preocupados, considerando cirurgia, medicamentos e procedimentos invasivos. Em alguns casos, esses tratamentos são realmente necessários. Mas é possível adotar outros métodos que podem ser até mais eficientes.
O que é hérnia de disco e quais seus sintomas?
Em resumo, a hérnia de disco é uma lesão que ocorre, na maioria das vezes, na região lombar. O disco, parte do corpo afetada, é uma estrutura de fibrocartilagem que existe para impedir o contato direto entre uma vértebra e outra. Assim, ele amortece o impacto. Em uma condição como essa, sua função é prejudicada e acontece a pressão em outras partes da coluna, como a raiz nervosa e medula espinhal.
A condição é classificada de acordo com o local que atinge. Quando falamos da lombar, afeta a região mais baixa das costas. Já a torácica, causa problemas no meio e a cervical, traz consequências para o pescoço.
Entre os sintomas estão dor, queimação e dormência nas costas, incômodo na nuca e dificuldade de movimentar o pescoço e levantar os braços. Além disso, aparece a sensibilidade na coxa, perna e pé. Também é comum encontrar pacientes com postura antálgica, ou seja, que adotam uma posição a fim de se defender da dor. Esse sofrimento pode ser agravado de acordo com o contexto, como ao tossir, rir ou ir ao banheiro.
No próximo tópico, entenda mais sobre as causas dessa complicação. Acompanhe!
Quais são as causas da hérnia de disco?
É muito comum ouvirmos que as principais causas para a dor na coluna são o envelhecimento e má postura.
O problema é visualizar a situação somente pela perspectiva tradicional. Afinal, dessa forma, pode-se fazer o paciente enxergar o motivo da dor de forma errônea, a partir de crenças ou achismos. Inclusive, a Educação em Dor visa desmistificar esses pensamentos.
Agora, quando se é feita uma avaliação completa, com um fisioterapeuta especializado, ele pode analisar o cenário por todos os ângulos. Em geral, ficar parado muito tempo em uma posição ou sedentarismo são razões que afetam diretamente a coluna e causam a hérnia de disco. Outros motivos são traumas diretos no local, doenças dos tecidos conjuntivos ou congênitas e a própria genética.
Como você já conhece as causas da hérnia de disco, que tal saber mais sobre os tratamentos? Veja abaixo!
Como funciona o tratamento para a hérnia de disco?
Na maioria dos casos de hérnia de disco o tratamento é conservador, ou seja, sem cirurgia. Estudos apontam que somente 10% dos casos existem real necessidade de cirurgia. Quando falamos em tratamentos conservador a fisioterapia fica entre as primeiras opções. Atualmente as evidencias cientificas apontam a terapia manual, a educação em neurociência da dor e os exercícios como a melhor alternativa para o tratamento. O mais frequente é o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e a realização da cirurgia. Mas, como falamos anteriormente, nem sempre esses procedimentos são necessários. Acontece que, 50% das pessoas que optam pela operação continuam com o problema e, muitas vezes, precisam realizar novas intervenções no futuro.
Então de pensar em fazer um procedimento invasivo, consulte um profissional da sua confiança e opte pelo tratamento menos invasivo.
A prevenção ainda é melhor remédio!
Por: Jonathan Hercilio Mauricio – Clinica Levittá