Também conhecida como Cobalamina, essa vitamina tem um papel essencial no desenvolvimento celular, trabalhando a favor principalmente das células do sistema nervoso, intestino e medula óssea.
Durante a gestação a multiplicação das células é maior, para quê aja a formação de novos tecidos. A placenta é um desses tecidos, que ganha formação, fazendo uma morada completa para o desenvolvimento do feto. Por isso, a importância de boas reservas da vitamina B12.
A deficiência da cobalamina tem ligação com doenças metabólicas como diabetes tipo II em crianças e problemas neurológicos, mostrados através de um estudo conduzido pelo Trinity College de Dublin, destacando que o consumo diminuído ou insuficiência dessa vitamina podem trazem prejuízos para a gestante/bebê.
Outro fator que devemos levar em consideração é a absorção, uma vez que se intestino da gestante estiver em desequilíbrio, ela pode consumir fontes da vitamina mas não irá conseguir absorver, por isso se faz necessário o acompanhamento nutricional, para corrigir o desequilíbrio da microbiologia intestinal e adequação de plano alimentar juntamente com a suplementação individualizada.
Desde a pré-concepção se faz necessário todo o processo de cuidados com o intestino, a fim de garantir boa absorção de todas as vitaminas e minerais que são fundamentais para os ciclos da vida.
A síntese da vitamina B12, é realizada por uma bactéria presente no intestino dos animais, por isso sua biodisponibilidade é maior em:
- Carnes vermelhas;
- Miúdos, como fígado;
- Peixes, como atum, salmão e truta;
- Aves;
- Ovos;
- Laticínios.
Durante o período da amamentação a mãe deve continuar com o plano alimentar e a suplementação, uma vez que através do leite materno o bebê estará recebendo todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
Se a gestante for vegetariana, vegana ou não conseguir consumir fontes de B12 por causas orgânicas, a suplementação casada as estratégias nutricionais estarão suprindo a carência dessa vitamina.
Esteja em dia e comprometida com a sua saúde afinal você estará nutrindo mais um ser .
Por: Monique Menezes – Nutricionista @nutrireacolher