Meios de contraste em Radiologia

Dúvida muito frequente entre os pacientes é o que são e para que servem os meios de contraste em Radiologia. Tratam-se de substâncias que podem ser administradas por via intravascular, oral, retal ou por pequenos orifícios e que são capazes de realçar ou preencher determinadas estruturas, órgãos ou cavidades.

Cada método diagnóstico dispõe de meios de contraste específicos que serão utilizados sob a supervisão da equipe de radiologia, conforme a queixa clínica, órgão ou sistema a ser estudado e as caraterísticas de cada indivíduo.

Assim como qualquer medicação, estas substâncias podem determinar efeitos adversos, desde um leve enjoo até reações anaflactoides potencialmente graves. Porém, com  a melhoria tecnológica, hoje dispomos de medicações cada vez mais seguras e estáveis, tornando sua administração mais tolerável e confortável para os pacientes. Além disso, costuma-se aplicar questionários antes dos exames buscando fatores de risco ou predisposição pessoais principalmente para reações alérgicas, permitindo a adoção de protocolos de desensibilização medicamentosa, que reduzem drasticamente a possibilidade de eventos desastrosos.

Quando bem indicados e com os cuidados necessários, é seguro realizar estudos de imagem que necessitem dos meios contraste. Porém, o mais importante é realizar estes exames em serviços de imagem equipados e com equipes treinadas para atender todo e qualquer efeito adverso que possa acontecer durante o procedimento. Por isso, conheça sua clínica!

Por: Dr. Grégory Périco – Médico Radiologista

COMPARTILHE