Mulher x Ciúmes: Compreenda o que é saudável e o que é possessivo

Ciúme quando surge pode ser uma avalanche! Entenda o porquê:

Quando tratamos de relacionamentos, falar sobre insegurança não se torna algo descartável. A realidade é que todos estão propensos a sentirem durante o relacionamento, uma certa dose de ciúmes.

Tratando-se dessa “certa” dose, torna-se importante saber diferenciar o que é um ciúme saudável, que dá energia para o relacionamento, que protege o que é seu, que marca e delimita o seu espaço, mas mesmo assim deixa o(a) parceiro(a) livre, do que o ciúme possessivo que é tão intenso e invasivo que rapidamente estraga os relacionamentos.

Felizmente, você pode aprender como tratar o ciúme possessivo! A jornada para a cura é longa e, muito provavelmente, requer tocar em feridas mal cicatrizadas ou ainda abertas.

Primeiro torna-se super importante detectar a raiz desse ciúme e se ele realmente cabe na situação. Construa perguntas do tipo: “Existe mesmo alguma razão para eu ter esse ciúme? Por que eu acredito que serei abandonada(o)?

Precisamos nos lembrar de que é impossível controlar os outros. Mesmo que se tente, essa atitude está destinada ao fracasso.

Segundo: repense sobre todas as suas inseguranças no relacionamento. Pessoas inseguras buscam brechas para a confirmação. Quando se é inseguro aspectos pessoais, esses temas podem interferir em relacionamentos amorosos e isso causar uma série de danos, entre eles o ciúme possessivo sobre algo que não necessitaria.

Terceiro: Priorize a sinceridade.

Abra seus sentimentos, exponha o que te causa ciúmes e os argumentos que validam isso, ou não! Na grande maioria das vezes, em relacionamentos maduros, o casal consegue, através do diálogo, elaborar a situação juntos, não precisando que esse sentimento continue em meio à relação. Por isso a importância de falar abertamente sobre o que se pensa e sente. Isso é a base para um relacionamento maduro e duradouro.

Quarto: Busque ajuda!

Se perceber que mesmo buscando as raízes do sentimento, mesmo repensando sobre suas feridas relacionadas à insegurança e sendo sincera(o) com o parceiro não resolveu, busque ajuda especializada para lidar com esse sentimento e os comportamentos resultantes do ciúme possessivo. É preciso olhar para o que aflige, não enxergando como um rival, mas como algo que pode ter cura e uma melhora eficaz para a relação. 

Relacionamentos saudáveis têm como base o diálogo, não o ciúme.

COMPARTILHE