Nutracêuticos Usados no Controle dos Distúrbios Metabólicos

Hoje em dia muito se fala em Distúrbios Metabólico que são um conjunto de doenças que, associadas que levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), colesteral alterado e diabetes.

Estudos observacionais demonstram forte associação entre as dislipidemias e doenças cardiovasculares, ainda que a maioria dos eventos coronarianos tenha ocorrido em indivíduos com níveis de colesterol comparáveis aos da população sadia.

Na prevenção secundária e nos pacientes em prevenção primaria de doenças cardiovasculares com fatores de riscos associados, a redução dos níveis de LDL-colesterol tem sido associada a importante benefícios na diminuição dos eventos cardiovasculares, na melhora da qualidade de vida ou mesmo na diminuição da mortalidade geral.

Em pacientes com síndrome metabólica, a dislipidemia caracteriza-se pela:

  • Presença de níveis baixos de HDL-colesterol;
  • Níveis elevados de triglicerídeos;
  • Dislipidemia aterogênica caracterizada por níveis elevados de partículas de LDL-colesterol do tipo B (pequena e densa).

Relação do Diabetes com Metabolismo de Glicose e Lipídios

A glicemia de jejum prejudicada (GJP) e tolerância à glicose diminuída (TGD) são estados pré-diabéticos caracterizados por elevada glicemia + aumento do risco cardiovascular + resistência à insulina.

A suplementação de nutracêuticos foi estudada para melhorar o metabolismo lipídico e da glicose, e alguns ensaios clínicos demonstraram uma atividade redutora de colesterol, uma melhora do metabolismo da glicose e parâmetros inflamatórios, além de uma possível influência positiva no prognóstico cardiovascular.

Nutrientes Redutores de Lipídios

Auxiliam no Controle das Doenças Cardiometabólicas

  • Berberis aristata

A berberina diminui a glicose sanguínea, altera a sensibilidade à insulina e reduz o peso corporal. Em ratos obesos induzidos por uma dieta gorda, a berberina diminui a glicemia de jejum e pós-prandial. Foi demonstrado que a berberina melhorou o metabolismo dos lipídios tanto em animais como em humanos. Dois ensaios clínicos mostraram que a berberina diminui os triglicerídeos, o colesterol total e os níveis de LDL-colesterol.

  • Curcuma longa

Seu principal componente, a curcumina, é responsável por efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. A Curcuma longa vem também demostrando potente ação antioxidante devido à presença de seu composto curcuminoides. A curcumina atua na redução da peroxidação lipídica, além de aumentar a atividade de enzimas antioxidantes e a neutralização de radicais livres. Vários estudos mostram que a curcumina atua na redução da peroxidação lipídica, além de aumentar a atividade de enzimas

  • Banaba

Tem efeitos hipoglicêmicos e anti-hiperlipidêmicos. Os mecanismos de ação consistem em aumento da captação de glicose, alteração da hidrólise da sacarose e de amidos, diminuição da gliconeogênese e regulação do metabolismo lipídico.

  • Ácido Alfa Lipóico

Tem efeito antioxidante, com atividade comprovada anti-inflamatória e atividade semelhante à insulina, sugerindo um papel terapêutico no manejo de diabéticos e pré-diabéticos

  • Silimarina

Estudos em animais demonstraram que a silimarina impede o aumento de glicose plasmática e inibe a peroxidação lipídica pancreática.

Por: Mileide Darós – CRF-SC 9339 – Farmacêutica Farmácia Revigora

COMPARTILHE