Nutrição e Alimentação de Idosos

        Manter uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida. Na terceira idade diversos fatores podem comprometer o estado nutricional do idoso como por exemplo as próprias alterações anatômicas e funcionais comuns do envelhecimento, ou uso de múltiplos medicamentos e presença de processos patológicos.

       Dentre as alterações anatômicas e funcionais comuns a essa faixa etária destacam-se a redução da massa muscular, massa óssea e água corporal. Uma  outra alteração bem frequente e que pode provocar anorexia e desnutrição é a dificuldade de deglutição e mastigação em decorrência da ausência de dentes ou a presença de prótese. Com tudo isso a alimentação do idoso tende a ser monótona e pouco variada.

Para garantir uma boa nutrição nesse período da vida seguem aqui algumas dicas importantes:

– Por apresentarem na sua grande maioria dificuldade para engolir ou mastigar certos alimentos como por exemplo a carne e hortaliças, uma dica é modificar a técnica de preparo  destes alimentos. Adicionar molho facilita a mastigação e deglutição. Moer ou cortar os alimentos também irá facilitar o seu consumo. Servir vegetais em forma de purê pode ser também uma boa opção.

– Para garantir a saúde dos ossos é muito importante manter uma alimentação rica em cálcio. Por isso a dieta do idoso sempre deve possuir leites, iogurtes e derivados. De preferência os com baixo teor de gordura.

– Uma dieta rica em minerais e antioxidantes é indispensável pois auxilia na saúde do organismo como um todo. Frutas, peixes e oleaginosas irão garantir estes nutrientes além do selênio e zinco, importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares e melhora na função neural.

-A constipação intestinal pode acontecer pela redução na atividade física, imobilidade e redução dos movimentos intestinais. Por isso é de suma importância o consumo de alimentos ricos em fibras (frutas, hortaliças, cereais integrais e leguminosas), além de uma ingesta adequada de água. Outra sugestão é a prática de atividade física regular quando possível com o devido acompanhamento de um profissional de educação física.

A nutrição é fundamental para manter uma boa qualidade de vida nesta fase da vida. Em caso de dúvidas procure um nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com sua necessidade e rotina.

Por: Scheila Bortoluzzi – NutricionistaCRN 3278

COMPARTILHE