Nutrição na prevenção do câncer de mama

Já que estamos em outubro, nada melhor do que falarmos da nutrição e a sua importância na prevenção do câncer de mama.

         O outubro rosa é uma campanha conhecida mundialmente e combate o câncer de mama que é o segundo que mais acomete a população feminina, sendo a maior causa de morte por câncer entre as mulheres.

         O câncer de mama pode ter diversas causas, sendo as principais o sedentarismo, história familiar, o tabagismo, exposição á radiação, a poluição, o consumo excessivo de álcool, a obesidade e os maus hábitos alimentares, sendo que este contribui para o aumento de 35% dos casos.

         Uma dieta equilibrada é capaz de prevenir o câncer de mama, sendo que alguns alimentos específicos podem ser incluídos na sua rotina diária como por exemplo:

– as frutas vermelhas contém flavonóides que atrasam o crescimento de células “pré-malignas”;

– alguns alimentos devido a presença de compostos fitoquímicos também agem na prevenção e controle como por exemplo a cenoura, abóbora, grãos integrais, brócolis, couve flor, chá verde, azeite de oliva, castanhas, abacate, ervas como açafrão e orégano.

Estes alimentos são considerados antiinflamatórios e atuam na melhora da imunidade.

          Alguns alimentos devem ser evitados quando falamos em câncer de mama:

– carne vermelha e com muita gordura;

-embutidos como linguiça, salsicha, salames, presuntos;

-alimentos enlatados, churrasco e bebida alcoólica em excesso;

– alimentos industrializados e ultraprocessados devido a presença de gordura trans, corantes, conservantes, excesso de sal e açúcar.

          PREVINA-SE! Consuma alimentos na sua forma natural, mantenha uma dieta equilibrada e pratique atividade física regular. Em caso de dúvidas procure um nutricionista!

Por: Scheila Bortoluzzi – Nutricionista – CRN 3278

COMPARTILHE