O que trata da cirurgia ortognática?

A Cirurgia Ortognática é uma técnica cirúrgica realizada por Cirurgião Buco Maxilo Facial, com a participação de uma equipe multiprofissional (Ortodontista, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e nutricionista) para tratar/corrigir alterações nos ossos maxilares. Ela posiciona os maxilares (maxila e mandíbula) em melhor relação, para promover melhora funcional (mordida) e estética facial.  Estima-se que 30% aproximadamente da população apresenta algum grau de desarmonia facial e que pelo menos a metade desse total necessita de tratamento.

Trata-se de uma cirurgia funcional, e seu caráter não é estético, porém, resulta em uma melhora estética, quando se coloca os maxilares no seu adequado posicionamento, fazendo com que a face do paciente, tenha uma melhora importante.

Necessita de tratamento ortodôntico, que na grande maioria dos casos é realizado antes da cirurgia propriamente dita, mas em alguns casos pode ser feito depois (isto pode ser chamado de benefício antecipado).

Indicações

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial.

Na maioria dos casos, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de um ou mais ossos que fazem parte da nossa face como mandíbula, maxilar, mento (queixo), nariz ou malar (zigoma).

A assimetria facial  normalmente ocorre durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, comprometendo a função mastigatória, Articulação Temporo Mandíbular (ATM) e a harmonia do face.

Contraindicações

São poucos os casos que se contra indica a cirurgia, entre eles podemos citar:

– distúrbios sistêmicos que contraindicam uma anestesia geral.

– pacientes que não cooperam.

– pacientes que possuem distúrbio neurológico.

– a idade é uma contra indicação relativa, depende de avaliação da equipe profissional.

Todos as dúvidas e informações sobre este tratamento podem ser esclarecidas por um o mais Cirurgiões Buco Maxilo Facial de sua confiança.

Por: Dr. Eron José Baroni  (CRO 3797) – Cirurgião Buco Maxilo Facial

COMPARTILHE