Os riscos da pressão alta

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada por altos níveis de pressão nos vasos sanguíneos (artérias), o que exige mais esforço do coração para que haja a distribuição do sangue pelo corpo.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para as doenças mais frequentes e graves em termos de morbidade e mortalidade cardiovascular, como o infarto, o AVC, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e doença arterial oclusiva periférica.

Os sintomas da pressão alta podem ser imperceptíveis, por isso é indispensável um controle periódico da mesma, ou em medidas ocasionais domiciliares com aparelhos referendados para tal finalidade, ou através da avaliação com especialista.

Estudos recentes associam valores mais baixos de pressão arterial, com melhores desfechos, nos impondo regras mais rígidas para início das medicações, principalmente em associação e se possível em comprimido único, como forma de alcançar o controle ideal.

Consulte seu médico e melhore o controle da sua pressão arterial, visto que hoje, apesar de todas as informações disponíveis, menos de 25% das pessoas atingem esse objetivo.

Por: Dr. Christian Dal Pont – Cardiologista

COMPARTILHE