Perguntas e respostas sobre transplante de córnea

O transplante ainda é um assunto considerado tabu para muitas pessoas. Para mais 30 mil pessoas que aguardam na lista por um novo órgão ou tecido no Brasil, é a chance de uma nova vida. Entre os diversos tipos de transplantes existentes, um dos mais realizados e bem sucedidos é o de córnea. Confira algumas perguntas e respostas sobre este tema: 

O que é a córnea?
A córnea é o tecido transparente localizado na frente do nosso olho, sendo considerada uma considerada uma das principais partes do olho humano.

O que é o transplante de córnea?
O transplante de córnea é uma cirurgia para substituição da córnea doente por uma saudável que permita a boa visão. É possível substituir a córnea em toda a sua espessura (transplante penetrante), ou somente a parte dela dependendo da parte que está doente (transplantes lamelares).

Quando é recomendado o transplante?
Uma das causas mais comuns para indicação do transplante de córnea é o ceratocone, uma doença degenerativa progressiva da córnea, nas suas formas avançadas. Além disso, a cirurgia também é indicada em casos de edemas da córnea causados por doenças congênitas e complicações após cirurgias intraoculares, traumatismos oculares, infecções graves da córnea ou doenças metabólicas. 

Como é o pós-operatório?
Geralmente o período pós-operatório é tranquilo e com pouco desconforto. Já com relação à recuperação visual, essa varia conforme o tipo de transplante e o motivo da cirurgia. O tempo estimado para a retirada dos pontos varia conforme cada paciente. Importante ressaltar que os pacientes devem seguir corretamente as recomendações do cirurgião para que não ocorram rejeições ou complicações.

Quem pode ser doador de córnea?
Pessoas entre 2 e 80 anos são potenciais doadores. Entretanto, é importante lembrar que a córnea só pode ser doada após o falecimento e apenas com o consentimento da família. A legislação brasileira define que somente os familiares diretos poderão decidir sobre a doação. Por isso, se você é doador de órgãos, avise sua família sobre o seu desejo.

Posso deixar algum documento por escrito informando que sou doador?
Não existe valor legal nestes documentos nem na informação efetuada em algumas carteiras de identidades (modelo antigo). A única forma de ser doador é com a autorização da família.

Como é a fila de espera?
Existe uma lista única para cadastro de receptores, que é seguida conforme ordem de inclusão ou urgência, gerenciada pelos gestores de saúde. Não é possível escolher quem será o receptor e a identidade do doador será mantida em sigilo. 

Importante lembrar que, diferentemente do que ocorre na doação de outros órgãos e tecidos (como pulmão, coração), aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas. 

Dra Gabriela Zambon
Oftalmologista Clínica e Cirurgica
CRM 24359 / RQE 16629

Por: Dra. Gabriela Zambon – Oftalmologista

COMPARTILHE