Pilates é só para idosos? Descubra os benefícios desse método para os jovens e adultos.

Você já ouviu falar que pilates é uma alternativa para pessoas com mais idade ou indicado somente para idosos? Se sim, pode colocar essa ideia de lado. No conteúdo de hoje, vamos mostrar como esse método também oferece uma série de benefícios para os jovens e adultos. Seja na hora de melhorar a respiração, incentivar a flexibilidade ou aliviar as tensões.

Continue lendo abaixo e entenda as principais vantagens de adotar essa prática no seu dia a dia. Confira!

Entenda mais sobre o pilates

Muito se fala sobre o pilates, mas poucas pessoas conhecem sua origem e os objetivos dessa atividade. Ela foi criada há bastante tempo, por volta de 1900, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. Ele baseou a técnica em 6 princípios: concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Esses pilares permitiram o desenvolvimento de movimentos que fortalecem os músculos, ajudam com a flexibilidade, resistência, foco e trazem outros benefícios que explicaremos a seguir. O interessante é que, de longe, os exercícios podem parecer fáceis. Mas, quem está praticando, sabe bem como eles estimulam o corpo mesmo quando são mais estáticos.

Conheça os benefícios do pilates para jovens e adultos

O pilates ainda é um pouco subestimado, afinal, muitas pessoas acreditam que ele é uma atividade indicada apenas para idosos. Porém, seus benefícios vão muito além de idade ou condição física. Essa modalidade é tão versátil que pode ser realizada por adolescentes, adultos, idosos, gestantes e pessoas com diferentes tipos de corpos.

Isso porque, mesmo tendo posições pré-definidas, é possível adequar os movimentos a necessidade e a realidade de cada indivíduo. Abaixo, conheça suas principais vantagens e entenda melhor!

1. Ajuda a melhorar a respiração

O primeiro benefício é um dos pilares que falamos anteriormente. Esse método tem grande poder na hora de melhorar a respiração. Seja para potencializar os efeitos do exercício ou aperfeiçoar o rendimento durante a prática. Esse ponto é positivo porque leva mais disposição ao dia a dia e ajuda pessoas que já têm problemas respiratórios.

2. Aumenta a resistência física

A segunda vantagem é a resistência física. O pilates trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo, inclusive, alguns que não estamos acostumados a treinar no dia a dia. Por isso, aos poucos, acaba fortalecendo as regiões e, até, ajuda a reabilitar aquelas que estavam mais fragilizadas.

3. Incentiva a flexibilidade

Se você é daqueles que olha algum movimento do pilates e pensa que nunca vai conseguir fazer, não se engane, viu? Um dos principais pontos positivos da prática é o ganho de flexibilidade. No tempo de cada paciente, o fisioterapeuta vai incentivando o corpo nos alongamentos e, com o hábito, acaba ficando mais fácil realizar alguns movimentos.

4. Promove bem-estar

Infelizmente, o estresse e a ansiedade fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Quem não chega do emprego inquieto ou irritado? Ou, até, tem dificuldades de encerrar os serviços por causa do home office e acaba ficando muito cansado?

Uma das ideias para minimizar esses efeitos é o pilates. Isso porque ele harmoniza o corpo e a mente, criando um equilíbrio entre as duas partes. Assim, o emocional também é trabalhado durante a aula, que ajuda a acalmar a turbulência da rotina e aliviar as tensões.

5. Auxilia em problemas de postura

Porém, quando falamos que o pilates auxilia em problemas de postura, estamos nos referindo aos casos em que a coluna acumula dores e outras condições negativas. O método é interessante porque promove a reabilitação dessas áreas, alonga e estimula a flexibilidade, melhorando a condição a cada dia.

Além disso, quem escolhe começar o pilates também ganha consciência corporal, qualidade de sono e alívio de algumas dores musculares. E então, ficou com vontade de dar o primeiro passo?


Deixe o Método Pilates te surpreender!

Por: Jonathan Hercilio Mauricio – Clinica Levittá

COMPARTILHE