Pneumonia em Crianças ainda é frequente?

O Dia Mundial da Pneumonia (12/11) foi proposto pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.

A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae (Pneumococo) é o principal agente causador, mas conforme a idade, a etiologia muda bastante.

Embora a taxa de mortalidade da pneumonia esteja em queda (redução de 25,5% entre 1990 e 2015), a quantidade de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios para a saúde pública e a sociedade como um todo.

As principais manifestações clínicas da pneumonia são tosse produtiva, mal-estar, febre, dificuldade para respirar (dispneia) e/ou respiração muito rápida (taquipneia). Muitas vezes o quadro inicia com uma gripe ou resfriado que acaba evoluindo para uma infecção pulmonar, por isso é muito importante a avaliação do pediatra e a lavagem nasal, para evitar essas complicações.

Sinais e sintomas de alarme como manutenção da febre por mais de 48 horas, dispneia, taquipneia, esforço para respirar (afundamento entre as costelas ou abaixo delas, afundamento no pescoço ou ainda batimento da asa do nariz) são indicativos de avaliação médica urgente.

O tratamento irá variar conforme o agente causador, então pode ser necessário ou não uso de antibióticos. O diagnóstico e o tratamento precoce diminui muito o risco de complicações e de internação hospitalar.

Importante lembrar que existem vacinas contra os sorotipos mais comuns do Pneumococo, por isso não deixem de vacinar seus filhos!

Por: Dr. Gustavo de Oliveira Bernardo – Pneumopediatra

COMPARTILHE