Pode colocar sal na comida do bebê?

Com o início da introdução alimentar, que se dá a partir do 6 mês, surgem muitas dúvidas e a mais frequente é do uso do sal na preparações das refeições, afinal pode ou não utilizar ? 

O sal é uma mistura de sódio e cloreto, elementos essenciais para o organismo. Tais minerais exercem a função de manter a homeostase de água e fluidos na corrente sanguínea dos tecidos, nos órgãos como os rins e no músculo. 

Por isso a própria natureza se encarrega de trazer a quantidade ideal de sódio em sua composição natural, nos alimentos, leite materno ou fórmula infantil o sódio está presente na medida certa, assim a comidinha do bebê já vai ter os elementos necessários para o seu desenvolvimento ficando inútil o seu uso nas preparações.

A introdução alimentar é um período de APRENDIZADO,  assim como andar, falar…

Quando adicionamos o sal, mascaramos o real sabor daquele alimento. 

Nascemos cefalocaudal, isso significa, que não estamos totalmente formados, alguns órgãos terminam de se formar após o nascimento, levando até 6 meses para essa maturação( um dos motivos para começar a IA a partir do 6 mês). Não precisamos sobrecarregar o pequenino rim.

As papilas gustativas do bebê estão a todo “sabor” intensificar o gosto de um determinado alimento pode dificultar a aceitação nos próximos anos, podendo levar a uma seletividade ou preferência por alimentos ultraprocessados! 

A comida é sem sal, mas não sem sabor, vale a pena investir nos temperinhos naturais: alho, alho-poró, limão, salsa, coentro, cebolinha, orégano, salsão… Agrega sabor e valor nutricional! 

O sal pode ser utilizado com moderação e isso vale para toda a família, a partir do 1 ano de vida. 

Busque orientação de um profissional especializado para garantir uma introdução alimentar de sucesso.

Por: Monique Menezes – Nutricionista @nutrireacolher

COMPARTILHE