Porque devemos consumir alimentos ricos em fibras

As fibras são componentes vegetais não absorvidos pelo organismo. Como não possuímos enzimas para digeri-los elas passam direto e acabam nos auxiliando na melhora do trânsito intestinal evitando a constipação.

Mas esse seria o único benefício do consumo de fibras?

             A maioria dos alimentos possui uma combinação de fibras que pode apresentar-se na forma solúvel ou insolúvel.

             As fibras solúveis são mais macias, dissolvem-se na água e formam uma substância semelhante a um gel. Ela retarda a passagem de alimentos através do nosso intestino para que o organismo possa absorver os nutrientes de forma eficaz. Esse gel atrai as moléculas de gordura e açúcar eliminando assim estes componentes pelas fezes. Podemos citar como exemplos de fontes de fibras solúveis a aveia, lentilha, cenoura, maçã, pepinos, mirtilos, batata entre outros.

             A fibra insolúvel é de textura mais firme, aumenta o volume dos alimentos e por consequência das fezes, agilizando assim o trânsito intestinal. Podemos citar como fontes destas fibras os grãos integrais, nozes, frutas com casca, vegetais folhosos e hortaliças cruas.

Portanto quando falamos de uma dieta saudável, pensamos na importância das fibras para nossa saúde como um todo. E podemos identificar uma gama maior de benefícios para o nosso organismo como por exemplo:

Auxiliam no controle glicêmico: As fibras solúveis tornam mais lento processo de absorção dos carboidratos, com isso não acontecem os picos de glicose;

Contribui com a perda de peso: por nos darem maior saciedade as refeições ricas em fibras são processadas mais lentamente retardando e esvaziamento gástrico e reduzindo a nossa fome;

-Auxilia no controle do colesterol: As fibras solúveis como por exemplo a beta glucana presente na aveia formam um gel solúvel que altera a absorção do colesterol. As fibras insolúveis também podem se ligar a sais biliares e contribuir para a redução na absorção de partes de gordura e colesterol;

Melhora nosso sistema imunológico pois a fermentação dessas fibras transforma-se em nutrientes importantes que servem de alimentos para as bactérias “boas” do nosso intestino fortalecendo assim o nosso sistema imunológico.

Ajuda a proteger contrar o câncer de colon intestinal: esta proteção está totalmente relacionada a aumento do trânsito intestinal promovido pelas fibras.

É importante lembrar que sempre que seguimos uma dieta rica em fibras, temos que ter uma boa hidratação, caso contrário esse aumento poderá ocasionar constipação intestinal. Na dúvida em qual alimentos acrescentar na sua rotina alimentar procure um nutricionista.

Por: Scheila Bortoluzzi – Nutricionista

COMPARTILHE