Curiosidade: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma colher de sopa de ketchup equivale a uma colher de chá de açúcar. Você sabia?
Além de estar “oculto” nos alimentos industrializados, ele possui várias denominações.
Açúcar refinado, mascavo, de côco, orgânico, mel, melado, light.. TODOS são açúcar. “Menos nocivo” não significa que seja bom, faz mal do mesmo jeito.
Alimentos com adição não natural de açúcar contém calorias vazias, fazendo com que o nosso corpo encontre um destino para essa “energia” extra = gordura. Além disso, ainda pode acarretar sérios problemas à saúde, o que provavelmente vocês já devem ter ouvido falar. Mas é sempre válido relembrar:
Saúde da PELE
O seu consumo em excesso pode causar inflamação (aumentando as espinhas) e danificar o colágeno e a elastina da pele (fibras que mantém a pele firme e jovem);
Saúde dos rins
Os pacientes com diabetes não controlado, podem danificar os rins, impedindo de fazer o trabalho de filtrar os resíduos no sangue. Com o tempo e o excesso de resíduos no sangue, a sobrecarga faz com que os rins percam a capacidade de filtragem e venham a falhar
Saúde das articulações
O açúcar libera um agente inflamatório no corpo chamado citocina. O excesso de açúcar também leva ao aumento de peso, o que consequentemente coloca mais pressão sobre as juntas, aumentando a dor.
Resumindo: muitos malefícios. Vou deixar uma dica aqui para vocês. Eu sei que é muito difícil, de um dia para o outro cortar o açúcar. Então faça aos poucos. Tire do café primeiro, depois tire o doce depois do almoço e assim você vai conseguindo se livrar dele.