Precisamos falar sobre o Outubro Rosa

Talvez você já tenha se perguntado a respeito do que é o outubro rosa… O outubro rosa é um movimento criado exclusivamente para a conscientização de mulheres sobre a prevenção do câncer de mama. No decorrer do mês de outubro, são realizadas centenas de atividades, em todo o país, a fim de incentivar e informar sobre a importância do autoexame nas mulheres.

Para além de danos físicos, o câncer de mama é um dos que mais afeta a qualidade da saúde mental da mulher. Sintomas de ansiedade, depressão e medo podem ser gerados e acompanharem a paciente oncológica desde a descoberta da doença até o fim do tratamento medicamentoso.

Para a grande maioria das mulheres, o diagnóstico de câncer de mama é extremamente impactante e doloroso. Assim que a notícia é recebida, a mente passa a criar múltiplos cenários possíveis. Pensamentos de diversas origens começam a surgir, relacionados a dificuldades físicas, mudanças no estilo de vida e na aparência, dependência do tratamento e incerteza da cura pairam por todo o tempo.

A forma como a mulher convive com o câncer é fator decisório para a piora ou não da saúde mental. Lidar com as mudanças corporais pode ser um fator de desespero e vergonha para a paciente. Esses sentimentos podem impedi-la de compartilhar o diagnóstico com entes queridos. Embora possa parecer impossível conservar e manter a saúde mental nesse momento, torna-se muito importante se lembrar de que o momento presente é o mais importante. É ele que vai ser  determinante a qualidade dos próximos dias e do futuro dessa paciente. Então, para que a doença não ganhe proporções inalcançáveis, física e emocionalmente falando, o ideal é viver um dia após o outro. Se você conhece alguém que tenha recebido o diagnóstico, incentive-a a buscar ajuda profissional qualificada para fazer uma avaliação completa de sua saúde mental. Você pode oferecer essa sugestão mesmo se não houver sintomas de transtornos mentais. A terapia pode auxiliar a viver o momento com mais resiliência. 

COMPARTILHE