Muito se fala de tratamento, porém, a maioria das doenças são evitáveis. Abaixo listo os principais hábitos para você evitar doenças cardiovasculares.
Alimentação: evite o excesso de sal, que eleva a pressão sanguínea, e de alimentos ricos em gorduras, como carne vermelha e queijos amarelos; prefira frutas, cereais, peixes e azeite de oliva. Invista também em vegetais verde-escuros, linhaça, suco de uva e outros alimentos ricos em flavonoides, componente relacionado à desobstrução dos vasos sanguíneos.
Combata o estresse: já existem comprovações científicas que preocupações diárias com problemas pessoais, excesso de trabalho e frustrações, entre outros sintomas de estresse, desencadeiam reações que interferem no bom funcionamento do coração.
Pratique atividades físicas: quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e menor esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Além disso, ao se exercitar aumentam as chances de você ficar em forma, o que também previne o risco de doenças cardiovasculares.
Não fume: o tabagismo aumenta a frequência cardíaca, contrai as artérias e pode causar graves irregularidades nos batimentos cardíacos, aumentando a carga de trabalho do coração.
Vá ao médico regularmente: quanto antes você descobrir problemas no coração, maiores são as chances de cura. Hoje há inúmeros exames capazes de diagnosticar e até mesmo antecipar futuras doenças cardíacas. O especialista em doenças do coração é o cardiologista.