Procedimentos médicos invasivos guiados por imagem

Diariamente são realizadas  inúmeras intervenções médicas com intuito de coletar células, líquidos ou tecidos das mais variadas partes do corpo. Cada vez mais se busca a administração seletiva de medicações. O avanço da medicina trouxe consigo procedimentos cada vez mais precisos e menos agressivos, sendo os métodos de imagem ferramentas fundamentais para tal.

Imagens de tomografia computadoriza e ressonância magnética servem como “mapas” para localizar órgãos e lesões. Mas é o ultrassom o principal instrumento utilizado pela radiologia intervencionista. Drenagem de coleções, infiltrações de medicamentos, procedimentos anestésicos, coleta de material (biopsias) e implantação de dispositivos de monitorização são alguns dos procedimentos que podem ser realizados sob a visualização direta e em tempo real. Outras vantagens da utilização do ultrassom como guia de intervenções são a disponibilidade e o relativo baixo custo, possibilitando sua utilização em ambientes de UTI, emergências e centro cirúrgicos, o que reduz consideravelmente a morbidade de procedimentos antes realizados às cegas.

É importante salientar que o êxito de tais procedimentos depende muito da expertise do médico executor e, por isso, experiência e conhecimento técnico são ingredientes indispensáveis.

Por: Dr. Grégory Périco – Médico Radiologista

COMPARTILHE