Queda de cabelo

Queda de cabelo é normal, desde que não passe de 120 fios por dia, em média. Conforme envelhecemos, também é normal que o volume de cabelo diminua, mas vale ter atenção e procurar ajuda médica quando perceber a queda em excesso. Os motivos mais comuns para isso são:

1 . Hereditariedade. Muitas pessoas perdem bastante volume de cabelo porque os folículos, sensíveis aos hormônios masculinos, passam a diminuir de forma gradual, com fios menores e mais finos.

2 . Hormônios. Quando em desequilíbrio, eles afetam também os cabelos porque têm papel importante no ciclo de crescimento capilar.

3 . Deficiência de ferro e de Vitamina B12. O ferro é fundamental para a produção de proteína para as células capilares e a vitamina B12 é importante para garantir a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, que levam oxigênio para nutrir os folículos capilares.

4 . Problemas na tireoide. Tanto o hipotireoidismo como hipertireoidismo tratam de desequilibro na glândula que ajuda a regular o metabolismo, controlando a produção de proteínas e o uso de oxigênio pelos tecidos.

5 . Estresse. Quando estamos estressados, os níveis de cortisol aumentam e isso pode causar queda de cabelos.

Por: Dra. Paula Meneghel Guglielmi – Dermatologista

COMPARTILHE