Momentos de descanso e relaxamento tem sido cada vez mais importantes na rotina de qualquer pessoa. São os momentos de descanso que fortalecem ainda mais a saúde física e emocional das pessoas.
Estudos apontam que momentos de descanso mesmo em uma rotina tumultuada agem como gatilhos de produtividade, pois viver sempre na rotina desgastante pode causar estresse e problemas de humor.
A correria da rotina tende a distanciar as pessoas. Os dias acabam passando rápido demais, diminuindo os encontros presenciais e tornando as conversas via aplicativos ainda mais superficiais e distantes. Esse afastamento é um fenômeno normal da vida adulta, mas pode ser combatido.
Para as pessoas que tem uma rotina cheia de afazeres, sejam profissionais ou domésticos, relaxar é ainda mais importante. Durante o período dedicado a se livrar da tensão, desliga-se do mundo momentaneamente.
Os benefícios do relaxamento são imediatamente refletidos na vida diária e intensificados quando este é praticado em longo prazo. Com o hábito de desacelerar, os estados psicológicos e emocionais são fortalecidos.
A pergunta que fica é: como gerenciar e adicionar momentos de relaxamento dentro de uma rotina corrida e apertada? Já que nem todo mundo tem tempo disponível para marcar uma massagem ou meditar por 1 hora. Reduzir as horas trabalhadas ou modificar o modo de trabalhar também pode não ser uma opção para a maioria.
Uma possibilidade para iniciar isso é olhar para a sua agenda e organizar a rotina diária, na grande maioria das vezes, fazemos atividades que não precisamos fazer, nos colocamos disponíveis para coisas que ocupam o tempo e não auxiliam em nada. Organizar a rotina é perceber o que faz bem e o que só nos cansa.
Uma dica é iniciar o dia com tudo que se tem direito, o início do dia pode determinar todo o resto. Já percebeu?
Aquele dia que acordamos atrasados, correndo, sem tomar um café… Parece que todo o restante do dia é afetado;
Busque ouvir coisas boas no caminho; podcasts, meditações, músicas relaxantes no trajeto do trabalho podem acalmar;
Busque por minutos de exercícios físicos, diminua o consumo excessivo de redes sociais… Hábitos como esses ajudam a relaxar e mesmo assim viver as rotinas diárias;
Se você tentou de tudo para relaxar e não obteve resultados positivos, talvez seja a hora de repensar na eficiência da sua rotina.
Caso o estresse ou a ansiedade ainda persistam, pode ser que você precise de ajuda profissional para cuidar de sua mente.