Saúde mental e empreendedorismo, o que isso tem em comum?

Eu me chamo Cynthia Manenti, sou empreendedora digital, Psicóloga no @psicologa.cynthiamanenti, onde ajudo dezenas de mulheres a descobrirem a sua essência e fluir em abundância e também sou  fundadora do @decobriqueposso onde ajudo outras dezenas de outras Psicólogas a empreenderem também no mundo do digital! 

Hoje lhe dou boas vindas ao blog Pergunte ao Doutor, onde semanalmente falaremos sobre aspectos importantíssimos da Psicologia e a atualidade.

Neste texto, falaremos sobre Saúde Mental e empreendedorismo, o que isso tem em comum?

Ahh e se vocês tiverem dúvidas, podem escrever todas elas e enviarem no contato@cynthiapsicologa.com onde posso tirar todas as dúvidas.

De onde vem esse assunto? 

Depois de tanto trabalhar com mulheres, em um processo de desenvolvimento de autoestima, busca pela verdadeira essência e por fluir em abundância, compreendi que todos nós PODEMOS e devemos fluir abundância em nossas vidas.

Sabemos que a mente empreendedora não para um minuto se quer! Não é mesmo?

Mas para atingirmos e fluímos abundância em nossos negócios, comecei a perceber que precisamos estar bem quando se trata de corpo e mente.

Você já se sentiu paralisado em seu negócio?

Com medo de dar um próximo passo que pode te fazer dominar a coisa toda?

Cheio(a) de pensamentos do tipo  “e se?”, “e se não der certo?”, “e se as pessoas não gostarem?”, “e se eu for uma fracassada?”, “e se só a minha empresa não conseguir chegar lá? O que vão pensar?”.

Preciso te dizer que todos esses pensamentos, são pensamentos advindos do “mal do século”, esse que acredito não ser mais a depressão e sim a ansiedade.

Quem está lendo esse texto e se identifica com isso? Sofre de ansiedade? E quando ela bate você simplesmente PARALISA total frente seus projetos?!

Você está pronto(a) para fazer algo novo na sua empresa, para lançar uma ideia, um produto, abrir uma nova filial, contratar um gerente novo e a ansiedade vem e te conta uma mentirinha no ouvido, do tipo “O seu colega já fez isso faz tempo, pra que perder tempo com isso??!” e pronto!, basta um pensamento desse tipo e você logo adia o lançamento acreditando que realmente você não consegue ser diferente em nada e que todo mundo já fez antes que você;

Saúde mental e empreendedorismo conversam muito entre si, mas antes devemos estabelecer o que é saudável e o que não é pra o nós mesmos.

Você não precisa criar a ideia de que empreender é a coisa mais dura e pesada do mundo e que toda pessoa que decide empreender em sua vida quase fica doido.

Tá, tudo bem, as vezes fica, mas não precisamos mais disso! Podemos abandonar essa ideia hoje mesmo!

Nossa vida no empreendedorismo pode ser leve! 

Basta que saibamos equilibrar tudo e de maneira saudável!

Assim como empreender requer atitudes, hábitos, foco e garra, para estar bem e com saúde emocional em dia, também precisamos estar focados, com atitudes e hábitos saudáveis que te aproximem do equilíbrio.

E eu preciso te contar uma coisa: depois que você desfruta do prazer que é estar alinhado com seu corpo e mente, você não quer mais outra coisa!

Empreendedores com saúde mental em dia, dominam o mundo e são gerentes da própria vida.

Antes de partir para o pulo do gato desse texto, onde eu te ensino uma rotina matinal incrível antes de sair para empreender. Só preciso definir o que é empreender. Talvez você esteja na dúvida de você é um deles ou uma delas e se se encaixa nisso tudo que abordamos até aqui.

“Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.”

Esta definição fala muito sobre quem é o empreendedor. Uma atividade ou iniciativa de natureza empreendedora precisa ter por trás uma pessoa, ou um grupo de pessoas, com perfil empreendedor. E o que é esse perfil? Note que “usar as melhores competências” significa que o empreendedor não possui, necessariamente, todas as competências pessoais para construir um negócio bem-sucedido.

Por isso eu separei aqui uma rotina matinal para ser feita todos os dias antes de ir para o trabalho, antes de sair para empreender! Simples e que te aproxima cada vez mais dos resultados que deseja diariamente.

1- Medite: 

É comprovado cientificamente que a meditação diminui a ansiedade, então busque baixar um aplicativo de meditações guiadas, acesse o Youtube que também disponibiliza uma série de conteúdos bons e gratuitos que te ajudam a meditar.

2- Gratidão:

Deixe ao lado da cama, um caderninho, bloquinho e anote todos os dias 3 coisas nas quais você é grato

3- Afirmações positivas:

Se você ainda não faz isso, eu te sugiro começar hoje!

Faça afirmações sobre a sua realidade, mesmo que ainda não tenha alcançado. É aqui que fluímos e atraímos abundância em nossas vidas.

Então todos os dias, nessa rotina, você faz a sua afirmações e repete com muita intenção! por exemplo.

  • Eu sou muito seguro(a)
  • Meus negócios sempre dão certo
  • Eu atraio os melhores clientes para mim
  • Sempre que eu dedico aos meus negócios eles dão muito certo
  • Quando eu dou com uma mão eu recebo com duas
  • A vida a sorri pra mim

4- Visualizações:

Depois que você afirma tudo isso, feche os seus olhos e visualize com detalhes isso que você deseja muito. Mesmo que não seja ainda uma realidade, visualize acontecendo, crie os detalhes, as cores, os sons, os cheiros, tudo como você quiser!.

Qual a cor? Qual o tamanho? Quantas pessoas serão? Onde você vai chegar? Como será quando estiver lá?

Com essa rotina matinal, colocada em prática diariamente, conseguimos atingir muitas coisas e despertar a abundância e prosperidade em nossas vidas, fazendo com que empreender não seja a coisa mais difícil e desafiadora do mundo.

Eu sou Cynthia manenti, empreendedora digital, psicóloga especialista em mulheres e nesse texto conseguimos alinhar a Psicologia à aspectos importantes da nossa atualidade, vida e rotina.

Quais outros pontos da atualidade você gostaria de ler nos próximos textos aqui neste blog?

Deixe-nos um e-mail ou comentário aqui.

Até breve!

Por: Cynthia Manenti – Psicóloga

Cynthia Manenti   
Psicóloga
48 99675-2900
contato@cynthiapsicologa.com
Rua Coronel Marcos Rovaris, 230, Centro, Criciúma, SC- 88801-100 

COMPARTILHE