Síndrome do Ninho Vazio

Mãe de vez em quando fica admirando as fotos dos filhos no celular (só eu sou assim?).

E hoje, vendo essas fotos pensei que eles ainda são pequenos e estão pertinho de mim, mas o tempo passa (as vezes eu acho que ele corre), e logo eles estarão fazendo suas próprias escolhas, e trilhando cada um o seu caminho.

Ficaremos eu e o @drpaulojeronimo em casa, como tudo começou. Toda essa introdução para falar sobre a Síndrome do Ninho Vazio. Já ouviram falar?

Essa síndrome está relacionada ao sofrimento dos pais à saída dos filhos de casa. É caracterizada por um intenso sentimento de tristeza e desânimo e os principais sintomas são: depressão, distúrbios do sono, melancolia, raiva, distúrbios alimentares e diminuição da libido.

Além disso, é comum que os casais que estão passando por esta fase acabem tendo conflitos. Isso porque, quando os filhos já estão criados e a vida financeira é estável, existe um reencontro entre o casal que, às vezes, pode perceber que não há mais nenhum projeto comum.

Inconscientemente, marido e mulher estabelecem um compromisso de vínculo para educar os filhos e, quando eles amadurecem, os pais sentem que sua função foi cumprida.
Geralmente as mulheres sofrem mais que os homens, mas não é uma regra.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Um beijo e até a próxima!

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE