Tabagismo Passivo

Você já pensou o quanto seu hábito prejudica o seu filho?

O cigarro não faz mal apenas ao fumante, mas também para as pessoas que fumam de forma passiva ao seu redor, principalmente as crianças, que tem vias aéreas menores e que com mais facilidade de serem afetadas.

Crises de asma por exemplo são desencadeadas por hiperreatividade da via aérea, geralmente causadas por fatores externos, sendo a fumaça do cigarro uma das mais prejudiciais. Então cada vez que você fuma, pode causar uma crise de asma no seu filho.

Escuto muito dos pais, tios, avós e acompanhantes em geral que: “eu fumo, mas é só na rua”.

Isso também é um problema para as crianças, até porque a fumaça pode ficar impregnada nas roupas, cabelos, móveis, cortinas e etc. por meses!

 Dentro de um carro, a fumaça pode demorar para dissipar por mais de 24 horas. Alguns estudos mostram que locais impregnados de partículas do cigarro podem ter efeitos cancerígenos por alguns meses!

Na hora que os tabagistas vão beijar o filho, ainda há resquícios do cigarro na boca do fumante, mesmo após escovação de dentes. Uma faxina na casa com produtos de limpeza não consegue eliminar todos as substâncias do cigarro.

Então não adianta apenas fumar longe, fora de casa, na garagem…tem que parar de fumar. Por você e pelo seu filho!

Por: Dr. Gustavo de Oliveira Bernardo – Pneumopediatra

COMPARTILHE