Tenho FAN positivo.. preciso me preocupar?

            O fator antinúcleo (FAN) é um exame que assusta muito quando o resultado é positivo/reagente gerando enorme desconforto e uma corrida ao consultório do reumatologista.

            Ter FAN positivo ou reagente indica que há uma reatividade do seu sangue a antígenos humanos (antígenos próprios), ou seja, indica a presença de autoanticorpos circulantes. Os anticorpos nada mais são do que moléculas produzidas pelo nosso sistema de defesa que tem como objetivo inicial “atacar” agentes externos como vírus e bactérias. Entretanto, todos nós temos um certo grau de produção de autoanticorpos mas que não costumam causar dano ou inflamação aos órgãos e tecidos.

Somente em algumas situações em que há uma “quebra” dessa harmonia, a produção de autoanticorpos excede a normal (ou gera uma lesão tecidual) o que configura a presença da doença autoimune propriamente dita. Várias doenças autoimunes cursam com FAN positivo, alguns exemplos são o Lupus Eritematoso Sistêmico, a Síndrome De Sjogren, a Esclerodermia dentre outros.

            Portanto,  possuir o exame “FAN REAGENTE/POSITIVO” não configura, necessariamente, ter uma doença autoimune. Esse resultado deve ser interpretado de acordo com o título e padrão do FAN e avaliado em um contexto clínico e laboratorial minucioso.

Se você tem FAN positivo não se desespere, fique tranquilo e procure uma avaliação médica especializada !

Artigo escrito por: Dra. Fernanda Manente Milanez

Médica Reumatologista. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.  Doutora em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo – USP.

CRM-SC 16.281 / RQE 8.181

COMPARTILHE