Terceiros molares inclusos ou dentes do siso

Saiba quando devem ser removidos.

Os terceiros molares (dentes do siso) aparecem na cavidade oral entre os 17 e 25 anos, e as vezes surgem em posições anômalas, o que dificulta a sua erupção. Podem estar inclusos (dentro do osso) e/ou impactados.


Este tipo de problema só pode ser identificado pelo cirurgião-dentista, através do exame odontológico rotineiro e de radiografias (geralmente panorâmicas), e a época mais comum de se aparecer algum problema relacionado ao dente do siso é por volta dos 17 anos de idade.

Em alguns casos é indicada a sua remoção devido ao tratamento ortodôntico , pela falta de espaço nos maxilares e demais problemas, como reabsorções das raízes de dentes próximos ao dente do siso e lesões císticas dentro do osso maxilar.

Uma série de problemas podem estar diretamente relacionados com a sua presença do siso, como: apinhamentos dentais (dentes anteriores desalinhados), pericoronite (infecção local devido à dificuldade de higienização, com dor aguda e dificuldade de abertura da boca devido à inflamação), cisto dentígero (cisto dentro do osso, provocado pela presença do dente) até dificultar a mastigação e a alimentação. Estima-se, de acordo com a Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilo-Faciais que cerca de 85% dos terceiros molares, eventualmente, precisam ser removidos.

Os dentes do siso são mais fáceis de serem removidos quando o paciente é jovem, por volta dos 17 anos, uma vez que as suas raízes não estão completamente formadas, o osso circundante é mais jovem e mais elástico.

As cirurgias duram em torno de 40 minutos a 1 hora ou 1 hora e meia em média, para a remoção dos quatro dentes do siso inclusos – dois superiores e dois inferiores (que podem ser removidos no mesmo ato cirúrgico), dependendo do caso, e as intervenções são feitas no consultório, apenas com anestesia local, sem maiores problemas para o paciente. A cirurgia pode também ser feita em âmbito hospitalar, sob anestesia geral ou sedação com monitoramento.

A recuperação do paciente é completa por volta de 07 a 10 dias depois do ato cirúrgico, época em que são removidos os pontos de sutura, porém o paciente pode voltar às suas atividades normais a partir do segundo dia pós-operatório, entretanto alguns cuidados se fazem necessários, como compressas geladas na região operada e alimentação líquida e fria no primeiro dia, e pastosa nos demais dias da semana, com suspensão das atividades físicas até a sua total recuperação, independente de se remover um ou dois ou quatro dentes no mesmo ato.  


De maneira geral, você pode apresentar um leve desconforto e um pequeno inchaço compatível com o processo de cicatrização normal, quadro compatível com o ato cirúrgico e esperado pelo cirurgião, que prescreve as medicações necessárias para ajudar você a diminuir esse possível desconforto pós-cirúrgico.

Converse com seu Cirurgião Buco-Maxilo-Facial. Ele discutirá com você o que esperar da cirurgia. Esta é uma boa hora para fazer perguntas ou manifestar as suas preocupações.

Por: Dr. Eron José Baroni  (CRO 3797) – Cirurgião Buco Maxilo Facial

COMPARTILHE