Traumatismo de face

O trauma facial ou traumatismo buco maxilo facial é descrito como qualquer ferimento que ocorre na face, podendo afetar, ao mesmo tempo a  pelegorduramúsculosnervos e ossos e, nos casos mais graves, pode afetar o cérebro (TCE) e coluna cervical. O trauma na face pode provocar perda de sensibilidade na pele, cicatrizes anti-estéticaslesões  oculares (visão), dificuldade respiratória e mastigatória, paralisia facial e perdas dentárias.

A principal causa de trauma facial são acidentes de veículo, mas isto atualmente tem sido substituído por violência interpessoal. Outras causas de trauma facial incluem quedas, acidente de trabalho e lesões esportivas.

O profissional especializado para tratar tais lesões é o Cirurgião Buco Maxilo Facial, que muitas vezes é solicitado para agir em salas de emergências, e posteriormente no tratamento definitivo deste casos.

O cirurgião irá tentar reparar a grande variedade de injúrias que se estabelecem na boca, na face, e nos maxilares.

 Entre os sintomas das fraturas faciais estão a dor, parestesia (adormecimento), dos lábios, da língua, do nariz, sangramentos, dificuldade em movimentar a boca.

O diagnóstico é feito através do exame clinico e de imagem como: as radiografias, tomografias (TC) ,  avaliação neurológica e exames complementares..

O principal objetivo do tratamento das fraturas faciais é o alinhamento da estrutura óssea que necessitam ser mantidos em posição até atingir a calcificação/estabilização.

 O tempo de tratamento depende da idade do paciente, tipo de fratura e principalmente a gravidade da fratura.

Dr.Eron José Baroni  CRO 3797

Especialista e Mestre em CTBMF

Professor de CTBMF na UNESC

Membro do Corpo Clinico dos hospitais: São José, São João e Unimed

COMPARTILHE