Dia 24 de março, é o Dia Mundial do Combate à Tuberculose, data criada pela OMS desde 1982, quando na ocasião comemorou-se o centenário da descoberta do bacilo causador da doença.
Essa doença deve sempre ser lembrada para uma pessoa que está tossindo há mais de 3 semanas.
E criança pode ter tuberculose?
Pode sim. Porém entre as crianças, não é obrigatório os sintomas mais conhecidos (tosse, cansaço excessivo, febre baixa, suor noturno, falta de apetite e rouquidão), podendo ser pensado por exemplo no caso de uma pneumonia que não responde ao tratamento correto com antibióticos, desde que tenha uma história de pessoa adulta tossindo há longo período em contato direto com a criança.
Mas as crianças tomam a vacina da BCG ao nascer, não é contra a tuberculose?
Sim, a vacina é contra o bacilo que causa a tuberculose, mas impede formas mais graves, como a tuberculose miliar.
E como fazemos o diagnóstico?
No caso das crianças, nós usamos um sistema de pontos que avalia vários critérios da história, exame físico e exames laboratoriais e de imagem.
Um exemplo clássico de Tuberculose em crianças são aquelas com derrame pleural volumoso, sem sinais de toxemia como em uma pneumonia.
Lembrando que é uma doença que tem tratamento, 100% eficaz, mas deve ser feito por um período prolongado, geralmente 6 meses, e sem interrupção.
Então apesar de incomum na pediatria, a tuberculose sempre deve ser lembrada, fique de olho e qualquer dúvida procure um pneumologista pediátrico.