Vaginismo

O vaginismo é uma disfunção sexual na mulher que ocasiona dor na penetração vaginal. Pode influenciar na saúde física e mental resultando em dificuldades pessoais e interpessoais e até conjugais, levando a diminuição da qualidade de vida. 

Trata-se de uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico quando se tenta a penetração vaginal. Também existe a dor genito pélvica que ocorre após a penetração. Essa perturbação gera medo e ansiedade intensa antes e durante o ato sexual e muitas vezes a mulher evita até fazer exames ginecológicos por medo de causar dor.

Muitas vezes a mulher relata ter desejo sexual, porém evita o ato sexual por medo.

Esse transtorno pode estar presente na mulher desde que se torna sexualmente ativa ou pode se desencadear ao longo da vida, também pode ser leve, moderada ou grave com evidências de extremo sofrimento.

É importante avaliar causas orgânicas como infecções, atrofia vaginal, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis entre outros e causas ambientais como problemas de relacionamento conjugal, violência sexual, repressão sexual.

O diagnóstico e tratamento envolve uma equipe multidisciplinar como ginecologista, psicólogo, fisioterapeuta do assoalho pélvico e muitas vezes a intervenção psiquiátrica também é necessária. Disso depende de fatores agravantes como a depressão e ansiedade que já eram pré existentes ao vaginismo ou que se desencadearam depois.

Por: Dra. Milliane Rossafa – Psiquiatra

COMPARTILHE