Fisioterapia no ambiente hospitalar

“A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda os movimentos humanos e os reabilita”

Os fisioterapeutas tem a função de atuar em segmentos respiratórios e motores com técnicas específicas para prevenção, recuperação a manutenção de distúrbios motores funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. “O objetivo na realização de fisioterapia é auxiliar sempre no processo de mobilidade, funcionalidade e condicionamento cardiorrespiratório, além da prevenção contra demais distúrbios”, pontua Irmã Maria Argentina, fisioterapeuta, responsável pelo serviço de fisioterapia do HSJosé.

     Dentro de um hospital, no atendimento aos pacientes, a fisioterapia hospitalar, por meio de seus profissionais pode atuar em diversos setores onde há a necessidade de atendimento, seja nas enfermarias, ambulatórios, salas de emergência, unidade de terapia intensiva (UTI) e nas unidades de internação.

No contexto hospitalar, existem diversas especialidades da medicina onde as ações desenvolvidas pelos profissionais de fisioterapia são de extrema importância. “O diferencial do fisioterapeuta na equipe de um hospital é a atuação precoce na recuperação e/ou conservação da funcionalidade do paciente enquanto internado. Para uma atuação eficaz, é necessário que o fisioterapeuta seja capaz de realizar uma avaliação e um diagnóstico cinético-funcional efetivo para cada patologia decorrente, traçar um plano de tratamento fisioterapêutico adequado, executar as técnicas e acompanhamento (reavaliação) da resposta até o momento da alta hospitalar”, explica e fisioterapeuta.

     Inserida em praticamente todos os setores de uma unidade hospitalar, o serviço de fisioterapia e terapia ocupacional por meio de seus profissionais, realiza atividades visando a mobilidade, funcionalidade e condicionamento cardiorrespiratório, além da prevenção contra demais distúrbios, auxiliando no processo de recuperação rápida do paciente, minimizando os efeitos e o período de permanência hospitalar. Já na Unidades de Terapia Intensiva, o minucioso trabalho precisa ser exercido com muita dinâmica e paciência.  Nas UTI´s, são realizados atendimentos fisioterapêuticos e terapêutico ocupacional em segmentos respiratórios, motores, cognitivos, sensoriais dos pacientes, além da atuação ativa em aspectos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, bem como promover a profilaxia de distúrbios respiratórios e motores.

Educação contínua para pacientes e familiares

     Além de todo trabalho desenvolvido para auxiliar no processo de recuperação, a equipe de fisioterapeutas e terapeuta ocupacional do HSJosé, também desempenha um importante papel no processo de intervenção junto ao paciente nos setores de internação e ambulatorial também.

Os trabalhos são desenvolvidos em outras frentes, visando o planejamento educacional junto aos pacientes e familiares por meio de informações direcionadas e entrega de orientações. A equipe realiza ainda, participação ativa em campanhas nacionais e institucionais, como: Julho Verde, Outubro Rosa, Novembro Azul, Hospital na Praça entre outras. “Nosso grupo também está inserido em comissões institucionais e comitês, com o objetivo de auxiliar no trabalho em equipe e desenvolvimento de práticas e ações contemplativas em diversas frentes de trabalho. Um exemplo é o grupo criado em 2018, com o objetivo de auxiliar pacientes que passaram pelo processo de mastectomia e precisavam realizar atividade física para auxiliar no processo de recuperação. Criamos um grupo de apoio a pacientes oncológicas e deu super certo; estas pacientes tem tido um resultado na recuperação”, pontua.

     Neste contexto, pode-se dizer que a fisioterapia hospitalar esta inserida em diversos setores de uma instituição, pois tem a significativa função de prestar atendimento aos internados nos mais diversos quadros clínicos sejam pré-operatórios, pós-operatórios, quadros clínicos variados e paciente em UTI. “Atuando por meio de tratamentos e intervenções, a área é baseada principalmente em segmentos respiratórios e motores, sempre com o objetivo de melhorar a mobilidade, funcionalidade e condicionamento cardiorrespiratório, além da prevenção contra demais distúrbios, auxiliando no processo de recuperação rápida para assim, minimizar os efeitos e o período de permanência hospitalar”, esclarece.

     Atualmente somente no HSJosé são mais de, 44 fisioterapeutas em seu quadro de profissionais, distribuídos em três períodos: matutino, vespertino e noturno (24 horas/dia), e uma terapeuta ocupacional, além da coordenadora do setor.

COMPARTILHE

veja mais