Hérnia de hiato é a protusão do estômago através do orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma para penetrar na cavidade abdominal.
Embora muitos casos sejam assintomáticos, os principais sintomas da hérnia de hiato/refluxo são: azia, eructações (arrotos) e refluxo dos ácidos estomacais que podem alcançar a garganta e provocar tosse ou sensação de vômito. O refluxo crônico pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago. Há pacientes que sofrem de asma, e infecções respiratórias, em consequência do refluxo. Halitose (mau hálito) também é frequente.
A cirurgia, quando indicada (para os casos que não melhoram com tratamento clínico) é feita por videolaparoscopia.
Os procedimentos usados são as fundoplicaturas, quando a parte herniada do estômago é trazida de volta para o abdômen, o alargamento do hiato é reduzido e é formada uma válvula com o fundo do estômago em torno do esôfago. Assim o ácido não refluirá para o esôfago, cessando os sintomas.
A dieta líquida e pastosa está indicada nos primeiros dias após a cirurgia, pois apesar de não ter sido retirado o órgão, ou realizada anastomose, a contratilidade do esôfago está diminuída, na região operada. Em poucos dias o paciente reassume a dieta habitual, com poucas restrições.
Fonte: Gastro Médica – Instituto Castelan http://gastromedica.com.br/